Terry O’Neill, o fotógrafo que soube captar o espírito dos anos 1960
O fotógrafo britânico morreu no sábado em sua casa. A agência Iconic Images elogiou a sua classe, a sua perspicácia e o seu charme.
O fotógrafo britânico Terry O'Neill, que soube captar o espírito dos anos 1960 e cuja câmara apanhou os The Beatles, por exemplo, durante a gravação do primeiro álbum Please Please Me, em 1961, mas também a actriz Brigitte Bardot, com uma cigarrilha entre os dentes, cabelos ao vento, morreu no sábado, aos 81 anos, em sua casa. Estava doente, há bastante tempo, com cancro da próstata.
Mais populares
O anúncio foi feito pela agência que o representava, a Iconic Images, que elogiou a sua classe, a sua perspicácia e o seu charme. “Quem teve a sorte de o conhecer ou de trabalhar com ele pode atestar sua generosidade e modéstia. Como um dos fotógrafos mais emblemáticos dos últimos 60 anos, as suas imagens lendárias permanecerão para sempre impressas nas nossas memórias, bem como nos nossos corações e mentes”, pode ler-se no site oficial da agência que representava o fotógrafo britânico que nos deixou retratos icónicos de actrizes como Elizabeth Taylor, Judy Garland, Isabella Rossellini, Faye Dunaway ou dos músicos Frank Sinatra, David Bowie e The Rolling Stones.
Como era um perfeccionista, pensava sempre que podia ter captado melhor determinado momento. Mas, quando em 2018 deu uma entrevista ao The Observer, confessava: “Agora quando vejo as fotografias de todos os ícones que fotografei — como Nelson Mandela, Sir Winston Churchill e Sinatra — as memórias voltam à tona e eu penso: ‘Sim, afinal fiz tudo certo’”.
Essa é também a opinião de Elton John, que na sua conta oficial do Twitter, escreveu: “São de Terry O’Neill as mais icónicas fotografias que me tiraram ao longo dos anos, captando o meu completamente o meu humor. Ele era brilhante, divertido, e eu adorava a sua companhia”.
Terry O'Neill took the most iconic photographs of me throughout the years, completely capturing my moods. He was brilliant, funny and I absolutely loved his company. A real character who has now passed on.
— Elton John (@eltonofficial) November 17, 2019
RIP you wonderful man.
Love, Elton xx#RIP #TerryONeill pic.twitter.com/6rCGqEMCry
Terry O'Neill (1938 -2019) foi casado três vezes: com a actriz Vera Day, depois com a actriz norte-americana Faye Dunaway (com quem tem um filho, o actor Liam Dunaway O'Neill) e, por fim, com Laraine Ashton, executiva na área da moda.
Uma das suas fotografias mais famosas mostra Faye Dunaway no dia seguinte a ter recebido um Óscar. Está sentada ao pé da piscina do hotel Beverly Hills, de robe de seda, ao lado de uma mesa onde está o tabuleiro do pequeno-almoço e a estatueta dourada. Faz parte da colecção permanente da National Portrait Gallery, em Londres.
Numa entrevista que deu no ano passado ao The Observer lamentava não ver à sua volta alguém que lhe apetecesse muito fotografar: “Amy Winehouse era a última pessoa – era um verdadeiro talento. Todas as estrelas partiram.”