Fotografia

Os “momentos de viragem” que mudaram as vidas dos fotógrafos da Magnum

Rio Yenisei, Kyzyl, Rússia, 2018. "Por menos de um segundo, dois atletas juntam os seus corpos. Os seus olhos estão fechados, as suas cabeças estão pousadas no ombro um do outro, como se se abraçassem pacificamente." Na imagem, os atletas treinam Khuresh, um tipo de wresling típico da região da Sibéria. Nanna Heitmann
Fotogaleria
Rio Yenisei, Kyzyl, Rússia, 2018. "Por menos de um segundo, dois atletas juntam os seus corpos. Os seus olhos estão fechados, as suas cabeças estão pousadas no ombro um do outro, como se se abraçassem pacificamente." Na imagem, os atletas treinam Khuresh, um tipo de wresling típico da região da Sibéria. Nanna Heitmann

Há momentos na História que são decisivos para a humanidade. Fenómenos como desastres naturais, guerras e epidemias têm o poder de mudar profundamente a identidade daqueles cujas vidas são afectadas. Mas existem outros tipos de pontos de viragem: os que ocorrem unicamente a nível pessoal e que, à medida que envelhecemos, vão definindo quem somos. "E quem melhor do que os fotógrafos para nos falar deles?", refere a Magnum, em comunicado dirigido ao P3.

"Momentos de viragem" – ou Turning Points – é o mote da última edição da venda online Magnum Square Print Sale. Cem fotógrafos da agência Magnum e do projecto colaborativo africano The Everyday Projects disponibilizam cem imagens sobre o tema, cujas impressões podem ser adquiridas pelo preço "simbólico", segundo a organização, de 100 dólares. Cinquenta por cento dos lucros da venda, que termina a 12 de Abril, revertem para a organização Médicos Sem Fronteiras e serão aplicados na resposta à emergência da covid-19.

Imagem feita em colaboração com a designer senegalesa Selly Raby Kane, em Dakar, Senegal, 2013. "Toda a colecção [de roupa da designer] era inspirada no Afrofuturismo, o que permitiu explorar as possibilidades do meu projecto recente Afronautas."
Imagem feita em colaboração com a designer senegalesa Selly Raby Kane, em Dakar, Senegal, 2013. "Toda a colecção [de roupa da designer] era inspirada no Afrofuturismo, o que permitiu explorar as possibilidades do meu projecto recente Afronautas." Cristina de Middel
"Music is the Key". Love Parade em Berlim, Alemanha, 1999.
"Em 1999, o décimo aniversário do Festival Love Parade tinha o mote 'Music is the Key'. O festival foi criado em 1989 com o objectivo de unir jovens de todo o mundo através da música, para promover a paz, a amizade, o amor e a alegria."
"Music is the Key". Love Parade em Berlim, Alemanha, 1999. "Em 1999, o décimo aniversário do Festival Love Parade tinha o mote 'Music is the Key'. O festival foi criado em 1989 com o objectivo de unir jovens de todo o mundo através da música, para promover a paz, a amizade, o amor e a alegria." Cristina García Rodero
Uma tabuleta apagada pelo Sol aponta para lugar nenhum numa área remota junto à costa da Namíbia.
"Estava na Namíbia à procura de navios naufragados. A costa é difícil e reclama muitos barcos - uma espécie de Triângulo das Bermudas, mas menos conhecido."
Uma tabuleta apagada pelo Sol aponta para lugar nenhum numa área remota junto à costa da Namíbia. "Estava na Namíbia à procura de navios naufragados. A costa é difícil e reclama muitos barcos - uma espécie de Triângulo das Bermudas, mas menos conhecido." Glenna Gordon
Mãe e filhos sem-abrigo em Saint Louis, Missouri, EUA, 1987.
"Uma mulher cansada e os seus três filhos eram sem-abrigo e viviam dentro do seu carro depois de escaparem de um marido violento. Ela estava prestes a ser ajudada pelo reverendo Larry Rice, que percorria as ruas da cidade em busca de pessoas a quem pudesse oferecer abrigo, comida e ajuda através do seu centro de apoio para sem-abrigo."
Mãe e filhos sem-abrigo em Saint Louis, Missouri, EUA, 1987. "Uma mulher cansada e os seus três filhos eram sem-abrigo e viviam dentro do seu carro depois de escaparem de um marido violento. Ela estava prestes a ser ajudada pelo reverendo Larry Rice, que percorria as ruas da cidade em busca de pessoas a quem pudesse oferecer abrigo, comida e ajuda através do seu centro de apoio para sem-abrigo." Eli Reed
Cannon Ball, North Dakota, EUA, Setembro de 2016. "O acampamento do protesto The Standing Rock lembra que ocorreu uma mudança histórica na forma como o povo nativo norte-americano responde à invasão governamental e da Big Oil às suas últimas parcelas de terra."
Cannon Ball, North Dakota, EUA, Setembro de 2016. "O acampamento do protesto The Standing Rock lembra que ocorreu uma mudança histórica na forma como o povo nativo norte-americano responde à invasão governamental e da Big Oil às suas últimas parcelas de terra." Larry Towell
"A minha esposa e a minha filha." 
"Após uma depressão clínica devastadora, há três anos, comecei lentamente a sair da escuridão. Mudei da cidade para o campo. Troquei a fotografia pela pesca. Parei de olhar para o mundo e comecei a participar nele. Cresci com as minhas plantas e comi o que vinha do mar. Mais perto da natureza, mais perto da vida. Depois apaixonei-me pela Sara. Casámos e a Carmen nasceu."
"A minha esposa e a minha filha." "Após uma depressão clínica devastadora, há três anos, comecei lentamente a sair da escuridão. Mudei da cidade para o campo. Troquei a fotografia pela pesca. Parei de olhar para o mundo e comecei a participar nele. Cresci com as minhas plantas e comi o que vinha do mar. Mais perto da natureza, mais perto da vida. Depois apaixonei-me pela Sara. Casámos e a Carmen nasceu." Jacob Aue Sobol
Vista de uma janela: Dança dos Vestidos. Trastevere, Roma, 1953. "O Herbert List magoou um pé em 1953 enquanto visitava o amigo e colega fotógrafo Max Scheler, em Roma. Não pôde sair do apartamento por algum tempo, por isso Scheler deixou-me uma Leica com uma teleobjectiva para ele poder distrair-se enquanto ele estava fora em trabalho."
Vista de uma janela: Dança dos Vestidos. Trastevere, Roma, 1953. "O Herbert List magoou um pé em 1953 enquanto visitava o amigo e colega fotógrafo Max Scheler, em Roma. Não pôde sair do apartamento por algum tempo, por isso Scheler deixou-me uma Leica com uma teleobjectiva para ele poder distrair-se enquanto ele estava fora em trabalho." Herbert List
Geraldine e o seu marido na sua casa nova, em Daleside, Joanesburgo, África do Sul, 2019.
Geraldine e o seu marido na sua casa nova, em Daleside, Joanesburgo, África do Sul, 2019. Lindokuhle Sobekwa
Um requerente de asilo da Síria aquece-se enquanto prepara o jantar para a sua familia numa tenda que fica entre oliveiras e pinheiros, um local que os migrantes e os habitantes locais apelidam de "Jungle" - junto à recepção do centro de refugiados de Samos, na Grécia. Janeiro, 2020.
"Sempre que faz frio no meu apartamento em Sarajevo, penso no som das crianças refugiadas da ilha de Samos a tremer de frio, enquanto os pais lutavam por manter as pequenas fogueiras acesas."
Um requerente de asilo da Síria aquece-se enquanto prepara o jantar para a sua familia numa tenda que fica entre oliveiras e pinheiros, um local que os migrantes e os habitantes locais apelidam de "Jungle" - junto à recepção do centro de refugiados de Samos, na Grécia. Janeiro, 2020. "Sempre que faz frio no meu apartamento em Sarajevo, penso no som das crianças refugiadas da ilha de Samos a tremer de frio, enquanto os pais lutavam por manter as pequenas fogueiras acesas." Laura Boushnak
Settat, Marrocos, 2019. "A imagem pertence a uma série ainda em desenvolvimento sobre a juventude marroquina que tenta atravessar a fronteira em direcção à Europa."
Settat, Marrocos, 2019. "A imagem pertence a uma série ainda em desenvolvimento sobre a juventude marroquina que tenta atravessar a fronteira em direcção à Europa." Lua Ribeira
Venda de khat no mercado de Aden, no Iémen, 2010.
Quando Melloni fez esta imagem, não trabalhava como fotógrafo, embora já fotografasse. "Nunca imaginaria, na altura, que passaria os dez anos seguintes a trabalhar naquela parte do mundo durante o período de guerra."
Venda de khat no mercado de Aden, no Iémen, 2010. Quando Melloni fez esta imagem, não trabalhava como fotógrafo, embora já fotografasse. "Nunca imaginaria, na altura, que passaria os dez anos seguintes a trabalhar naquela parte do mundo durante o período de guerra." Lorenzo Meloni
Lago urmia, colorido pelo sal rosa que adora bactérias e algas, no Irão. 2016. "Um casal iraniano olha para o lago, que estava a secar e parecia que estava a morrer, para lá de impossível de salvar. Depois de chuvas inesperadas, no ano passado, as águas subiram e o lago pode manter-se durante mais uns tempos."
Lago urmia, colorido pelo sal rosa que adora bactérias e algas, no Irão. 2016. "Um casal iraniano olha para o lago, que estava a secar e parecia que estava a morrer, para lá de impossível de salvar. Depois de chuvas inesperadas, no ano passado, as águas subiram e o lago pode manter-se durante mais uns tempos." Newsha Tavakolian
Da série "Waiting for Lorelei", 2017. "A imagem foi tirada no final de uma longa espera; um período frustrante do final da gravidez que é normalmente esquecida após o nascimento. Eu estava no hospital à espera do meu segundo filho na companhia do meu marido. Foi então que começámos a atirar a touca médica para o ar e a vê-la flutuar até ao chão."
Da série "Waiting for Lorelei", 2017. "A imagem foi tirada no final de uma longa espera; um período frustrante do final da gravidez que é normalmente esquecida após o nascimento. Eu estava no hospital à espera do meu segundo filho na companhia do meu marido. Foi então que começámos a atirar a touca médica para o ar e a vê-la flutuar até ao chão." Olivia Arthur
Jovens relaxam à hora do almoço junto a East River enquanto o fumo se levanta de Manhattan, após o ataque ao World Trade Center, em 2001. "Os ataques terroristas de 11 de Setembro foram, sem dúvida, um dos eventos históricos mais relevantes das últimas décadas. Tenho pensado muito nesta imagem ultimamente. Quando passei de carro, vi um grupo de jovens relaxados, a apanhar sol. Disparei várias vezes e segui caminho. Tornou-se numa imagem controversa. Aos olhos dos observadores e críticos e académicos, também se tornou um símbolo de esperança, um sinal de que a vida continua sempre."
Jovens relaxam à hora do almoço junto a East River enquanto o fumo se levanta de Manhattan, após o ataque ao World Trade Center, em 2001. "Os ataques terroristas de 11 de Setembro foram, sem dúvida, um dos eventos históricos mais relevantes das últimas décadas. Tenho pensado muito nesta imagem ultimamente. Quando passei de carro, vi um grupo de jovens relaxados, a apanhar sol. Disparei várias vezes e segui caminho. Tornou-se numa imagem controversa. Aos olhos dos observadores e críticos e académicos, também se tornou um símbolo de esperança, um sinal de que a vida continua sempre." Thomas Hoepker
Dinamarca, Copenhaga, 17 de Novembro de 1932. Leon Trotsky a discursar. "Os jornais diziam que Trotsky iria falar em Copenhada. Os meus chefes estavam entusiasmados - mas perceberam, olhando em redor, que tinham enviado todos os fotógrafos para cobertura de eventos na Alemanha. Eu fui o único fotógrafo a ir."
Dinamarca, Copenhaga, 17 de Novembro de 1932. Leon Trotsky a discursar. "Os jornais diziam que Trotsky iria falar em Copenhada. Os meus chefes estavam entusiasmados - mas perceberam, olhando em redor, que tinham enviado todos os fotógrafos para cobertura de eventos na Alemanha. Eu fui o único fotógrafo a ir." Robert Capa
Homem chama o seu burro, em Gafsa, Tunísia. 2015. "No final do século XIX, especificamente em 1889, os franceses trouxeram mão-de-obra de diferentes regiões da Tunísia até Gafsa, onde era esperado que se dedicassem à mineração. A nova sociedade que emergiu nesta desolada terra tinha dois desafios: a exploração laboral e a inospitalidade do local."
Homem chama o seu burro, em Gafsa, Tunísia. 2015. "No final do século XIX, especificamente em 1889, os franceses trouxeram mão-de-obra de diferentes regiões da Tunísia até Gafsa, onde era esperado que se dedicassem à mineração. A nova sociedade que emergiu nesta desolada terra tinha dois desafios: a exploração laboral e a inospitalidade do local." Zied Romdhane
Jerell Willis e o seu filho Fidel observam o pôr do Sol na baixa de Nova Iorque. Da série "Father Figure", Novembro de 2012.
Jerell Willis e o seu filho Fidel observam o pôr do Sol na baixa de Nova Iorque. Da série "Father Figure", Novembro de 2012. Zun Lee
Ostend, Bélgica, 1988. "Numa tentativa de sanar uma relação complicada com a Bélgica, a minha terra natal, decidi, no início dos anos 70, tirar fotografias do meu país em vez de tentar a psicoterapia."
Ostend, Bélgica, 1988. "Numa tentativa de sanar uma relação complicada com a Bélgica, a minha terra natal, decidi, no início dos anos 70, tirar fotografias do meu país em vez de tentar a psicoterapia." Harry Gruyaert
Sugerir correcção