Afocelca: uma aliança entre concorrentes, na prevenção e combate aos incêndios florestais

Dois grupos empresariais concorrentes da fileira do eucalipto – Altri e The Navigator Company – juntaram-se em 2002 para criar a Afocelca, uma estrutura partilhada com um orçamento anual de 3 milhões de euros, composta por 350 operacionais, 60 meios e três equipas aerotransportadas para a prevenção e apoio ao combate dos incêndios florestais. Em conjunto, gerem mais de 200 mil hectares de floresta em Portugal. Em 2019, a área ardida foi “zero”.

Fotogaleria

Orlando Ormazabal, originário do Chile, é o comandante da Afocelca. A partir da Central de Operações (COA) de comando único com ligação à rede nacional de alerta instalada na unidade industrial da Celbi (grupo Altri), na Figueira da Foz, gere uma estrutura com 350 operacionais – entre técnicos florestais, supervisores, combatentes, operadores de central e oficiais de ligação –, 60 meios pesados e ligeiros de combate a incêndios, e três equipas aerotransportadas em helicóptero (cada aeronave equipada com sistema Bambi Bucket).

Todos estes meios – humanos e técnicos – operam em colaboração e coordenação com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), GNR, bombeiros, associações de produtores florestais, Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF) e outras instituições relacionadas com a defesa da floresta contra incêndios.

A missão de Orlando é gerir esta estrutura espalhada pelo país que, por sua vez, zela por uma área florestal superior a 200 mil hectares de floresta certificada, de onde provém a madeira nacional para abastecer as fábricas das duas empresas (Celbi, Caima e Celtejo do grupo Altri e as unidades de Aveiro, Figueira da Foz, Vila Velha de Ródão e Setúbal do grupo The Navigator Company).

Apesar de terem como missão a defesa da área florestal sob gestão das duas companhias, “mais de 90% das intervenções” dos operacionais da Afocelca são realizadas em património de terceiros, para suster “o perigo” que uma má manutenção ou que um fogo florestal que deflagra em terrenos vizinhos pode representar.

Leia a reportagem completa.

Sugerir correcção