Cabo Delgado à beira de se transformar num conflito internacional

Organização regional está a estudar a forma de intervir no terreno. Sul-africanos já puseram uma força de intervenção rápida em exercícios. Estados Unidos e França querem ajudar Moçambique no patrulhamento da costa.

EUA e França estão preocupados com a falta de patrulhamento na costa de Cabo Delgado, cada vez mais usada pelo tráfico de droga, pelos jihadistas e também pelosdeslocados (na foto)
Foto
EUA e França estão preocupados com a falta de patrulhamento na costa de Cabo Delgado, cada vez mais usada pelo tráfico de droga, pelos jihadistas e também pelosdeslocados (na foto) RICARDO FRANCO/Lusa

A guerra civil de baixa intensidade na província de Cabo Delgado está a caminho de se transformar num conflito internacional, com o exército sul-africano a preparar-se para a possibilidade de enviar soldados para o terreno, assim que Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) decida os contornos da sua intervenção ou que o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, envie um pedido de ajuda militar ao seu homólogo Cyril Ramaphosa.