Programa Shuttle tem 75 mil euros para projectos artísticos no Porto

Câmara do Porto relança o programa Shuttle, com o intuito de fortalecer projectos artísticos internacionalmente. Há 75 mil euros até Outubro.

Foto
Tyler Lastovich/UnSplash

A Câmara Municipal do Porto volta a aprovar o lançamento de um concurso para apoiar a criação artística internacional. O Shuttle apoia artes visuais e curadoria, artes performativas, performance e composição musical, tradução e criação literária e ensaística. O orçamento para o concurso é de 75 mil euros até Outubro de 2021.

O júri, constituído por Luís Albuquerque Pinho, arquitecto e curador independente, Mara Andrade, que começou a desenvolver trabalho coreográfico em 2012, e Marta Ângela, designer de comunicação e arte gráfica de formação, vai deliberar sobre os projectos candidatos, submetidos em três momentos: até 5 de Fevereiro, 4 de Junho e 1 de Outubro. As bolsas a atribuir variam entre os 1500 e os 7500 euros.

Segundo o regulamento, as candidaturas podem ser feitas por singulares ou colectivos que, sediados e registados no Porto, apresentem a sua situação fiscal regularizada e não se encontrem em “situação de incumprimento perante o município do Porto”. Os candidatos devem enquadrar-se nas áreas do concurso, não podem ter sido apoiados pelo concurso anteriormente nem beneficiar de outro apoio da autarquia.

As candidaturas devem ser enviadas para o email plaka@agoraporto.pt e todos os critérios podem ser consultados no regulamento do concurso.

A “inovação e potenciação de novos discursos artísticos” é o critério com mais valor, valendo 40% da avaliação; os “canais de difusão e apresentação internacionais” valem 30% desta avaliação, onde 20% remete para a “adequação curricular à proposta apresentada” e os restantes 10% inserem-se na “clareza, lógica e sistematização da apresentação da proposta”.