PSP desmantela rede de tráfico que actuava na região de Lisboa

Foram apreendidos mais de um quilo de cocaína (5195 doses individuais) e de 4,3 quilos de haxixe (cerca de 8700 doses individuais).

Foto
Rui Gaudencio

A Divisão Policial de Vila Franca de Xira deteve sete indivíduos suspeitos de envolvimento numa rede de tráfico de droga que actuaria em toda a Área Metropolitana de Lisboa. A operação desenvolvida, esta semana, pela Esquadra de Investigação Criminal da PSP vila-franquense resultou na apreensão de mais de um quilo de cocaína (5195 doses individuais) e de 4,3 quilos de haxixe (cerca de 8700 doses individuais). Os detidos foram presentes, esta quinta-feira, ao Tribunal de Vila Franca de Xira para primeiro interrogatório e determinação das medidas de coacção.

De acordo com a Divisão Policial de Vila Franca, esta operação foi desencadeada no âmbito de um inquérito que já decorria há mais de um ano e envolveu 23 buscas (10 das quais domiciliárias) realizadas nos concelhos da Amadora e de Vila Franca de Xira. Os detidos (seis homens e uma mulher) têm idades entre os 24 e os 57 anos e, de acordo com a PSP, as investigações efectuadas permitiram recolher “elementos probatórios” que identificam “a forma de operar desta ‘rede’ de tráfico de estupefacientes, sedeada na área do concelho de Vila Franca de Xira, mas que operava em toda a Área Metropolitana de Lisboa”.

Para além da cocaína (1038 gramas) e do haxixe apreendidos (4363 gramas), a PSP apreendeu quatro balanças de precisão, sete viaturas, quatro armas de fogo (um revólver, uma pistola de calibre 9 mm, uma carabina e uma pistola de alarme) e ainda uma granada de fumo/gás, um carregador de G3, um carregador de pistola 9 mm e 170 munições. Foram, igualmente, apreendidas dez armas brancas, 4827 euros em numerário, 21 telemóveis, artigos em ouro e equipamentos electrónicos de “valor considerável”.