Katie é botânica e, nas horas vagas, ensina ciência às crianças no TikTok

Quando não está a investigar as folhas de tabaco para criar alternativas biológicas aos combustíveis fósseis, Katie Murphy ensina ciência às crianças numa série de vídeos no TikTok — onde prefere abordar os processos por detrás de cada resultado científico e desvenda como a vida de um cientista difere da ideia generalizada da “bata branca de laboratório”.

Foto
Katie Murphy é uma botânica que faz vídeos para o Instagram e o TikTok, onde mostra como é ser uma cientista Lauren Mitchell/Washington Post

Katie Murphy é botânica. Investiga as plantas do milho e do tabaco no Instituto Donald Danforth Plant Science Center na cidade norte-americana de St. Louis, no Missouri. É, também, a anfitriã da série de vídeos Real Time Science que partilha no TikTok e no Instagram. Neles mostra às crianças exemplos das suas experiências no terreno e no laboratório, a par de outras curiosidades sobre a vida de uma cientista — como a transformação de uma luva descartável num elástico do cabelo quando se precisa de um. O The Washington Post falou com Murphy sobre o seu trabalho, aquilo que gosta na ciência e outras actividades divertidas que gosta de fazer.