Mário Lopes
A culpa é de um gira-discos e dos discos que o meu pai rodava no gira-discos. A música chegou primeiro. Como com a maioria dos adolescentes, a música moldou-me gostos e atitudes, os discos foram guias para a descoberta do mundo. Através deles, cheguei a livros, a cinema, a nomes e mais nomes e a outros discos, outros livros, outros filmes. Foi pela música que cheguei ao jornalismo. Primeiro no Blitz, onde entrei estagiário no final do curso de Ciências da Comunicação e que seria, posteriormente, a casa do meu primeiro emprego. Depois no Diário de Notícias, onde a música começou a significar mais jornalismo, aberto a mais que bandas e discos. Ao PÚBLICO cheguei em 2005. Para escrever maioritariamente sobre música. Para, através da música, chegar a outros universos da cultura. E para, através da cultura, tentar compreender melhor o mundo e, escrevendo sobre ela, tentar mostrá-lo o mais claramente possível. A adolescência já lá vai há muito. Discos, livros, filmes, continuam a ser guias de descoberta. Assim sendo, continuarei.
-
Caro leitor, O vocalista em "I like to move it" é Mad Stuntman, cantor de Trindade e Tobago, que a canta com a pronúncia do seu país. Erick Morillo foi o compositor e produtor da canção, sob o pseudónimo Reel 2 Real.
-
Durante dois dias, a circum-navegação faz-se música no São Luiz Em resposta a Manuel Ferreira Rodrigues
Trata-se de um harmónio, Manuel.
-
Bertolucci confessa que Maria Schneider desconhecia a cena de violação em <i>O Último Tango em Paris</i> Em resposta a rogerio borges
Olá, Rogério. Não foi, de facto, o objecto utilizado na cena. Já fizemos a correcção..
-
Caro Nuno, Obrigado pelo reparo. Já foi acrescentada a informação sobre o concerto no Estalagem da Ponta do Sol, cujas actividades culturais temos destacado no Público e Ípsilon. Deixo-lhe um exemplo de há dois anos: https://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/ha-uma-outra-madeira-a-acontecer-na-ponta-do-sol-1666921. Outro do ano passado: https://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/o-lado-negro-das-cocorosie-na-ponta-do-sol-1705349. Cumprimentos
-
Boa tarde, Manuel. Estão em inglês porque se referem aos títulos com que os discos respectivos foram editados.
-
Tem toda a razão, Vladimiro. Felizmente só me perdi na entrada. No restante texto, os Mumford & Sons são "Sons" mesmo. Obrigado pelo alerta. Está corrigido.
-
A estreia televisiva da Porta dos Fundos é para ver deitado e ressacado Em resposta a Giorgio Tsoukalos
Tem toda a razão. A edição em papel não contém os erros mas, lamentavelmente, não foram logo corrigidos na versão online. Foram-no agora. Obrigado pelo alerta.
-
Tens toda a razão, Daniel. Corrigido. Obrigado pelo alerta.
-
O álbum pertence a Morrissey, daí que, de resto, uma nova edição, noutra editora, esteja já a ser preparada. A Harvest deixou simplesmente de distribuir o álbum. "Deixou-o cair" foi a expressão, feliz ou não, usada para ilustrar isso mesmo.