Rui Oliveira
-
i-album
-
-
Exclusivo Reportagem Violência doméstica
Apartamentos para vítimas fora de perigo. Não fosse isso, T. estaria na rua
Com a pandemia, recomeçar tornou-se ainda mais difícil para vítimas de violência doméstica que fogem de casa. O país conta pouco mais de duas dezenas de apartamentos adstritos à autonomização, mas há 166 autarquias que se comprometeram a ajudar na habitação e algumas têm bolsas solidárias.
Ana Cristina Pereira e Rui Oliveira -
Floresta
Sonae Arauco dá “um salto no tempo” na produção florestal
“Dar um salto no tempo.” A Sonae Arauco semeou mais de 100 mil sementes seleccionadas a partir de diferentes programas de melhoramento genético de pinheiro-bravo e pinheiro-radiata que adquiriu em Portugal, Espanha, França e Chile. Vai plantá-las no início de 2021. O objectivo é desenvolver um programa clonal com reprodução em escala. E aumentar a rentabilidade florestal e, por essa via, a matéria-prima disponível para a indústria.
Teresa Silveira e Rui Oliveira -
i-album
Exclusivo Saúde
Hospital Pedro Hispano adapta antigo ginásio para acolher casos de covid-19. Mas são necessários mais recursos humanos
Em alguns cuidados a capacidade do hospital de Matosinhos para pacientes covid-19 duplicou e ainda há margem para aumentar a lotação. Para isso, é necessário acompanhar com o aumento da mão-de-obra. Actualmente há 20 profissionais infectados.
André Borges Vieira e Rui Oliveira -
Floresta
Proença-a-Nova: voltar ao vale encaixado onde não fomos felizes
Uma curva “muito apertada” num “vale encaixado, em chaminé”. “Grande densidade de regeneração natural de pinheiros” que cresceu “sem ordenamento nem gestão”. “Duzentas toneladas de matéria ardível por hectare”. “Elevada exposição solar”. “Stress hídrico brutal”. Tudo “pronto para arder, no pico daquele sol”. À volta, “cumeadas e cumeadas de pinhal”. Regresso ao local do “incêndio com alinhamento perfeito” de Proença-a-Nova.
Teresa Silveira e Rui Oliveira
Este autor não tem comentários.